Uma orquestra no cérebro

a177A dor é uma reação de proteção do organismo que pode ser essencial para a nossa integridade, o que faz com que você rapidamente tire a mão quando desavisadamente tem contato com o fogo ou algo quente que ameaça seu corpo, livrando você de uma queimadura leve ou mais grave.

Para que essa reação aconteça com precisão várias áreas do cérebro estão envolvidas e todas elas juntas tem sido chamadas da Orquestra da Dor, pois assim como na atividade de uma orquestra, os músicos precisam estar afinados e sincronizados para que a música saia perfeita.

No caso da dor crônica o propósito da dor não é proteger o organismo pois na maior parte dos casos, não há uma outra ameaça ao corpo, a não ser os efeitos da própria dor que podem comprometer a saúde da pessoa. Nesses casos, dizemos que a Orquestra do cérebro está desafinada e a música acaba sendo desagradável.

O tratamento integral da pessoa com dor crônica precisa atuar em alguns pontos dessa Orquestra, na maioria dos casos não basta tratar somente o local da dor, mas é preciso utilizar técnicas que ajudem o Sistema Nervoso, incluindo os locais citados do cérebro, a reafinar a Orquestra.

Conheça mais sobre o Tratamento com Eletroterapia Biocontrolada e diminua os sintomas da sua dor .

Anúncios